Inteligência emocional | Saiba usar suas emoções e faça a diferença

Inteligência emocional | Saiba usar suas emoções e faça a diferença

Controle emocional é tão importante quanto as competências técnicas. O grito na sala de reuniões, o soco em cima da mesa de trabalho, a agressividade com os funcionários ou colegas e arremessos de objetos são situações rotineiras, em muitos escritórios e empresas, sendo mais comuns do que se imagina. Estas, e outras tantas atitudes, mostram o desequilíbrio emocional também no ambiente de trabalho e apontam para uma importante análise: o gerenciamento das emoções. Mais do que lidar com colegas e colaboradores, o desafio é aprender a utilizar a própria inteligência emocional em situações de tensão.

Na literatura contemporânea, um dos livros de grande sucesso sobre o tema é o polêmico “Inteligência Emocional - A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente”, do jornalista e psicólogo norte-americano Daniel Goleman. No texto, o ph.D pela Universidade de Harvard questiona o velho mito de que a razão deve se sobrepor à emoção. A sugestão dele é a busca de um equilíbrio entre ambas, sendo possível utilizar inteligência e emoção juntas.

Assim, atitudes negativas como ansiedade, melancolia, depressão, entre outros sintomas, devem ser controlados. A persistência e a determinação são dois elementos nesta busca por controle que demonstram inteligência emocional. Mas, o que se pode definir como inteligência emocional? Para o diretor da Renovare Ibero-america, Jesus Sierra, a inteligência emocional significa utilizar, ao máximo, todos os sentidos. “O que falta hoje ao empresário é perceber-se e renovar-se. Tudo se inicia com a ampliação do modelo mental”, diz o autor do livro “Empresas Familiares Como Elas Podem Brilhar”.

Este modelo mental ampliado para Sierra é a busca da qualidade interior em que os pensamentos positivos e de excelência devem dominar o maior espaço. “O ideal é inserir uma espécie de tradutor na mente que transforme as imagens e informações que parecem ser problemas, em idéias que gerem oportunidades e resultados positivos”, acrescenta. Assim, cabe aos profissionais buscarem dentro de si o reequilíbrio emocional, para depois, transmitir aos que atuam diretamente com ele no ambiente de trabalho.

Para a psicóloga e psicoterapeuta Kátia Mestriner, a primeira providência para aprender a gerenciar as emoções é aceitar a existência dos sentimentos. "A emoção faz parte da natureza humana", afirma. A pessoa, quando adquire autoconhecimento, consegue administrar as atitudes e as emoções, planejando o que vai fazer diante de um certo fato. “O indivíduo presta atenção nas próprias reações e toma cuidado para não adoecer em situações de conflito e crises”, ressalta.

Muitas empresas, inclusive, estão investindo em treinamentos específicos para o aprimoramento de comportamentos e atitudes. “Um exemplo é o coaching, que é um aprimoramento do autoconhecimento e da capacidade de autogerenciamento. Assim, quanto mais eu me conheço, melhor consigo lidar com as situações adversas”, afirma Kátia. Outra opção para o empresário é fazer terapia, pois ela promove a melhoria das relações de maneira geral, inclusive nas relações de trabalho. “Esta é a psicoterapia, muito difundida na atualidade.”

Crise financeira

É em momentos como este, em que há uma crise do sistema financeiro mundial, que há maior preocupação e menos equilíbrio emocional por parte do empresário. “É ideal que não se transforme uma turbulência em um tsunami. A crise pode gerar desequilíbrio e, por isso, o segredo é o reequilíbrio mental, criativo e resgatar as raízes da empresa, sua essência para voltar a brilhar”, afirma Sierra. Se a empresa não estiver preparada para lidar com estas emoções em tempos de crise, elas poderão variar de forma positiva ou negativa.

O momento atual, para Sierra, é o de manter o equilíbrio. Esta permanência do espírito empresarial pode ser alcançada com a busca de informações consistentes e na obtenção de criatividade em momentos difíceis. “A crise existe a todo momento, pois todas elas são criadas. Estou há 40 anos no Brasil e sempre houve crise. O modelo mental é que deve ser renovado para criar inovações”, constata. De forma concreta, para o empresário, a época é a de parar de falar sobre a crise que algumas instituições criaram e sair ao mercado e conhecer mais de perto o cliente. “O ideal é aproveitar a crise para crescer, aumentar a liquidez e rentabilidade dos negócios como ocorreu sempre com grandes empresas brasileiras. O momento é de renovação emocional, social e econômica”, finaliza Sierra.

Dessa forma, gerenciar as emoções é a tarefa de gerenciar a si mesmo. Cabe a cada indivíduo praticar o exercício do autoconhecimento, mapear os comportamentos que estão interferindo negativa ou positivamente nos resultados, definir os padrões de comportamento desejáveis, além de traçar metas e objetivos para o futuro. Manter a motivação também é outro aspecto importante na atualidade e que, felizmente, depende exclusivamente de cada um. Tornar-se senhor de si mesmo é a grande lição em tempos de nova ordem mundial.

Moedas - 17/05/2024 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,104
  • 5,105
  • Paralelo
  • 4,950
  • 5,470
  • Turismo
  • 4,980
  • 5,280
  • Euro
  • 5,544
  • 5,552
  • Iene
  • 0,033
  • 0,033
  • Franco
  • 5,613
  • 5,621
  • Libra
  • 6,477
  • 6,494
  • Ouro
  • 395,930
  • 395,930
Mensal - 15/05/2024
  • Índices
  • fev/24
  • mar/24
  • Inpc/Ibge
  • 0,81
  • 0,19
  • Ipc/Fipe
  • 0,46
  • 0,26
  • Ipc/Fgv
  • 0,55
  • 0,30
  • Igp-m/Fgv
  • -0,52
  • -0,47
  • Igp-di/Fgv
  • -0,41
  • -0,30
  • Selic
  • 0,80
  • 0,83
  • Poupança
  • 0,53
  • 0,55
  • TJLP
  • 0,54
  • 0,54
  • TR
  • 0,01
  • 0,03
  • EFD-Contribuições.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb)
  • INSS | Previdência Social.
  • Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • DCP | Demonstrativo de Crédito Presumido.