Construa a visão da sua empresa

Construa a visão da sua empresa

Construa a visão da sua empresa

Você é um empresário de visão ou trabalha para uma empresa visionária? Como você imagina que será esta empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas ao se analisar o termo visão, utilizado em diferentes situações ao longo da história e que apresenta significado específico sob o ponto de vista empresarial.

Dizemos que existe uma visão da empresa quando esta faz uma descrição de como ela é conhecida. Significa que a direção, ao visualizar um futuro geralmente distante, descreve-o compartilhando com as demais pessoas da organização. Esta visão é também a percepção do rumo para onde a empresa deve ser direcionada.

Ela pode ser comparada à navegação marítima da antiguidade, onde o capitão define a direção a seguir pelo navio, conforme os objetivos estipulados e gerando confiança na tripulação.

Nota-se, que para a criação da visão, não há necessidade de saber o ponto exato da chegada ou como serão os detalhes desse porto. Trata-se de imaginar uma situação desejável de uma realidade futura e possível para a organização.

Mas, quando é importante criar ou divulgar a visão da organização? Qual o valor que ela agrega aos negócios? As respostas estão na motivação da equipe: contar com um time que sabe qual o rumo a ser seguido é contar com pessoas alinhadas em palavras e ações.

Um exemplo conhecido é o da equipe de voleibol do Brasil, comandada pelo técnico Bernardinho. O sonho de ser campeã mundial motivou os jogadores para treinar muito e desenvolver uma capacidade e então chegou à primeira vitória em 2001.

Assim, tendo um horizonte, um sonho, a equipe com certeza vai saber se posicionar e executar muitas das ações, mesmo quando o empresário estiver distante. Alguns dirigentes já têm esse sonho, essa visão, e que guardam para si.

· Faça sua declaração

O interessante e desafiador é ousar e expor esta visão por meio de uma declaração, que trará benefícios para a equipe/empresa. Como expressar essa declaração - seja micro, pequena ou grande empresa - depende da direção em acreditar nos benefícios e tomar a decisão de fazê-la.

Ao tomar esta decisão, o próximo passo é buscar esta declaração. O método é o das tentativas, pois cada empresa tem características próprias e ambientes internos e externos. Assim, não existe fórmula ou metodologia para a criação dessa declaração.

Uma simples frase pode sintetizar essa visão sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Ela pode surgir em um instante ou demorar muito tempo para se concretizar. Quando ela surgir, após vários textos experimentados, você perceberá o esforço recompensado.

Moedas - 13/06/2025 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,539
  • 5,549
  • Paralelo
  • 5,547
  • 5,547
  • Turismo
  • 5,579
  • 5,758
  • Euro
  • 6,398
  • 6,414
  • Iene
  • 0,038
  • 0,039
  • Franco
  • 6,826
  • 6,844
  • Libra
  • 7,514
  • 7,527
  • Ouro
  • 612,025
  • 612,147
Mensal - 16/05/2025
  • Índices
  • mar/25
  • abr/25
  • Inpc/Ibge
  • 0,51
  • 0,48
  • Ipc/Fipe
  • 0,62
  • 0,45
  • Ipc-di/Fgv
  • 0,44
  • 0,52
  • Igp-m/Fgv
  • -0,47
  • 0,31
  • Igp-di/Fgv
  • 1,00
  • -0,50
  • Selic
  • 0,96
  • 1,06
  • Poupança
  • 0,61
  • 0,67
  • TJLP
  • 0,66
  • 0,72
  • TR
  • 0,11
  • 0,17
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • EFD-Contribuições.
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.