Criando centros de serviços compartilhados

Criando centros de serviços compartilhados

Criando centros de serviços compartilhados

Desafios para manter a competitividade, reduzindo custos e otimizando processos

A redução de custos e a otimização de processos operacionais para manter as empresas competitivas fazem parte da estratégia de todas as organizações, principalmente em tempos de incerteza na economia. O desafio está na redução dos custos, sem comprometer a qualidade das operações e das ofertas.

Portanto, otimizar os processos internos, terceirizar as atividades que não representam o foco principal e converter custos fixos em variáveis são alguns dos caminhos possíveis. Hoje, a competitividade é um fator decisivo, quando se trata do sucesso no ambiente empresarial.

Dentro da proposta de redução de custo e da oportunidade de melhorar a gestão das atividades de suporte, muitas empresas têm procurado soluções para uma nova forma de organizar seus processos, desenvolvendo Centros de Serviços Compartilhados, beneficiando-se de ganho de escala, eficiência e flexibilidade.

Este é um modelo de organização de processos operacionais, pelo qual uma área da empresa presta serviços, a partir de um mesmo ponto de atendimento, para várias unidades ou departamentos, otimizando recursos e integrando tecnologias, processos e pessoas.

Podem ser centralizados os departamentos como jurídico, tecnologia da informação, software e hardware, compras, qualidade, financeiro, contabilidade, fiscal, folha de pagamento, recursos humanos, comunicação e marketing, atendimento de clientes, recebimento de pedidos, suporte administrativo, pesquisas etc.

A proposta é que esta centralização estenda-se a todas as áreas comuns da empresa, consolidando funções similares dentro de seu negócio, com equipes especializadas em cada setor. Uma abordagem centralizada é mais eficiente do que manter as diferentes atividades em cada operação.

·    Crescimento

A centralização de serviços compartilhados tem sido adotada, principalmente por empresas que têm tido crescimento rápido, padronizando seus procedimentos para manter o controle sobre suas operações. O capital humano é sempre um fator crítico para o sucesso na implantação desse sistema, necessitando sempre de comunicação eficaz, definição de processos sólidos e treinamento dos colaboradores envolvidos.

O Centro de Serviços Compartilhados é um modelo de gestão que não pode mais ser considerado “modismo de administração”, pois apóia diretamente o desenvolvimento dos negócios, na medida em que permite à organização investir mais tempo e recursos nas áreas prioritárias para a geração de receitas.

Moedas - 13/06/2025 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,539
  • 5,549
  • Paralelo
  • 5,547
  • 5,547
  • Turismo
  • 5,579
  • 5,758
  • Euro
  • 6,398
  • 6,414
  • Iene
  • 0,038
  • 0,039
  • Franco
  • 6,826
  • 6,844
  • Libra
  • 7,514
  • 7,527
  • Ouro
  • 612,025
  • 612,147
Mensal - 16/05/2025
  • Índices
  • mar/25
  • abr/25
  • Inpc/Ibge
  • 0,51
  • 0,48
  • Ipc/Fipe
  • 0,62
  • 0,45
  • Ipc-di/Fgv
  • 0,44
  • 0,52
  • Igp-m/Fgv
  • -0,47
  • 0,31
  • Igp-di/Fgv
  • 1,00
  • -0,50
  • Selic
  • 0,96
  • 1,06
  • Poupança
  • 0,61
  • 0,67
  • TJLP
  • 0,66
  • 0,72
  • TR
  • 0,11
  • 0,17
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • EFD-Contribuições.
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.