Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Uma empresa é, normalmente, uma sociedade de pessoas e de capitais. É de pessoas, porque duas ou mais pessoas se unem em sociedade para a exploração de uma determinada atividade. É de capitais, porque não são apenas as pessoas que se juntam, mas, também, seus recursos financeiros (capitais) que, unidos em sociedade, passam a constituir uma nova pessoa, ganhando inclusive personalidade jurídica.

O diferencial é que "essa pessoa jurídica" não possui pernas, braços e nem cérebro. Ela precisa da "cabeça" de outras pessoas para se conduzir no mundo dos negócios. Daí surge a necessidade da administração da empresa.

A administração é citada no livro "Como Formar o Preço de Venda" de Jovi Barboza e Genival Ferreira (Editora Flamar, 2002) como uma instituição dentro da empresa, cuja finalidade é dar mobilidade, fazer com que a empresa se mova, ande, caminhe. É, enfim, a administração que se faz braços, pernas e cérebro da pessoa jurídica.

Se a administração for bem feita, a empresa crescerá, gerará lucros e cumprirá sua função social. Se não for, adoecerá, como qualquer pessoa, e poderá até "morrer".

A doença da empresa pode estar nas finanças, na economia, no patrimônio da empresa, quebrando seu equilíbrio e levando os sócios a perderem o que investiram.

Para que tudo dê certo, ou quase certo, numa empresa, é necessário que se faça uma administração boa e correta, adequada ao tipo e ao momento da empresa e às condições de mercado em que ela se encontra.

Em qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno, a necessidade administrativa é a mesma: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Os grandes mestres da Administração de Empresas, como Peter Drucker, por exemplo, difundiram essa expressão ao longo de muitos anos para determinar o modelo ideal de comportamento do empresário.

Planejamento, organização, coordenação, comando e controle: receita para a perfeita administração. Aplicando, dá certo.

Cinco chaves para o sucesso empresarial

A boa administração é aquela que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço, envolvendo várias etapas importantes:

• Planejar é a ação onde estabelecemos as estratégias que iremos adotar para atingir os objetivos.

• Organizar é deixar claro como será feito, quem irá fazer, o que, quando, onde e porque.

• Coordenar é harmonizar os esforços de um grupo de pessoas.

• Comandar é fazer cumprir as ordens estabelecidas.

• Controlar é medir e avaliar se os resultados obtidos estão dentro dos objetivos previstos.

Moedas - 13/06/2025 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,539
  • 5,549
  • Paralelo
  • 5,547
  • 5,547
  • Turismo
  • 5,579
  • 5,758
  • Euro
  • 6,398
  • 6,414
  • Iene
  • 0,038
  • 0,039
  • Franco
  • 6,826
  • 6,844
  • Libra
  • 7,514
  • 7,527
  • Ouro
  • 612,025
  • 612,147
Mensal - 16/05/2025
  • Índices
  • mar/25
  • abr/25
  • Inpc/Ibge
  • 0,51
  • 0,48
  • Ipc/Fipe
  • 0,62
  • 0,45
  • Ipc-di/Fgv
  • 0,44
  • 0,52
  • Igp-m/Fgv
  • -0,47
  • 0,31
  • Igp-di/Fgv
  • 1,00
  • -0,50
  • Selic
  • 0,96
  • 1,06
  • Poupança
  • 0,61
  • 0,67
  • TJLP
  • 0,66
  • 0,72
  • TR
  • 0,11
  • 0,17
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • EFD-Contribuições.
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.