IA pode ser revolucionária se for aplicada em ferramentas de CRM e vendas


A implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM representa uma revolução na maneira como as empresas interagem com seus clientes e tomam decisões sobre estoques, marketing e alternativas de crescimento. 

Segundo Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, a IA pode prever comportamentos de compra, personalizar a comunicação em massa e otimizar as jornadas de compra para melhorar a experiência e ampliar as vendas. “Uma das possibilidades da IA, quando aplicada nesta área, é analisar grandes volumes de dados relacionados ao comportamento dos clientes. Com isso, empresas podem personalizar a experiência de compra e recomendar produtos e serviços”, explica. 

No caso de CRM, o especialista afirma que, quando os sistemas são alimentados por IA, eles podem oferecer insights comportamentais, ajudando a aprimorar a gestão dos relacionamentos e identificando oportunidades. “É possível, inclusive, realizar a análise de feedbacks para entender o que os clientes estão sentindo e melhorar a estratégia utilizada”. 

De acordo com Renato Torres, a integração de IA nas estratégias de vendas pode ser revolucionária se for bem aplicada. “A empresa precisa entender exatamente os objetivos do uso e os dados precisam ter qualidade. Neste contexto, a ferramenta pode ajudar a prever tendências de vendas futuras e ajudar na tomada de decisões mais assertivas”, avalia. 

Ele também menciona a automatização de tarefas e a otimização de preços como pontos importantes do uso de IA nas vendas. “Através da análise de dados do mercado, concorrência e demanda, é possível definir preços mais competitivos e, consequentemente, vender mais”, acredita. 

Segundo o especialista em tecnologia e marketing, as empresas também podem considerar que a IA pode ser usada para qualificar leads de qualidade, filtrando-os com base em critérios pré-determinados, por exemplo. “É possível fazer bom uso da ferramenta, utilizando-a para identificar leads com maior possibilidade de conversão, aqueles nos quais vale a pena investir mais esforços”, finaliza. 

 

Fonte: Jornal Contábil

 

Moedas - 14/07/2025 15:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,589
  • 5,592
  • Paralelo
  • 5,569
  • 5,572
  • Turismo
  • 5,629
  • 5,803
  • Euro
  • 6,515
  • 6,532
  • Iene
  • 0,038
  • 0,038
  • Franco
  • 6,997
  • 7,015
  • Libra
  • 7,505
  • 7,509
  • Ouro
  • 601,627
  • 601,746
Mensal - 10/07/2025
  • Índices
  • mai/25
  • jun/25
  • Inpc/Ibge
  • 0,35
  • 0,23
  • Ipc/Fipe
  • 0,27
  • -0,08
  • Ipc-di/Fgv
  • 0,34
  • 0,16
  • Igp-m/Fgv
  • -0,49
  • -1,67
  • Igp-di/Fgv
  • -0,85
  • -1,80
  • Selic
  • 1,14
  • 1,10
  • Poupança
  • 0,67
  • 0,67
  • TJLP
  • 0,72
  • 0,75
  • TR
  • 0,17
  • 0,18
  • 14/Julho/2025 – 2ª Feira.
  • EFD-Contribuições.