Área do Cliente

Querer ser perfeito pode atrapalhar desempenho em entrevista de emprego

Com muitas empresas enxugando o quadro de funcionários e postos de trabalho sendo fechados por causa do atual momento de instabilidade econômica que o Brasil atravessa, os profissionais que estão em busca de uma recolocação encontram dificuldades até mesmo para conseguir uma entrevista de emprego.

Quando são chamados para uma conversa com o recrutador, e até mesmo com o futuro gestor, precisam encarar o momento como uma grande oportunidade. Estar preparado pode ser fator determinante para a conquista da tão sonhada vaga.

Apesar de o momento ser de muita tensão e expectativa para muitos candidatos, eu vejo que muitas pessoas ficam estressadas durante a entrevista de emprego porque estão sempre pensando que precisam ser perfeitas, não podem cometer erros, têm que saber responder tudo e precisam ter uma atitude impecável.

Mas é preciso ter muito cuidado, porque essa ansiedade por buscar a perfeição acaba levando o candidato ao estresse e a uma ansiedade exagerada e desnecessária.

Empresa quer solução para problema
Na hora da entrevista, o profissional precisa ter em mente que o recrutador ou a pessoa que está fazendo a entrevista só tem uma preocupação: contratar uma pessoa que resolva algum problema da empresa.

Por isso, é muito importante que o candidato esteja muito bem preparado, estude, busque informações sobre a empresa da qual participará do processo de seleção e concentre todos os esforços para mostrar que é um profissional capaz de ajudar essa companhia.

Quando a gente foca a atenção no outro, a gente tira a angústia. Eu costumo sempre traçar um paralelo dessa situação com a turbulência no avião. Se a pessoa ficar quieta olhando para dentro de si, vai ficar ansiosa, estressada e preocupada. Mas se ela tiver alguém ao lado que precise dela, só o ato de ajudar faz com que ela se esqueça de si e relaxe. Dessa forma, o medo diminui --ou até passa.

Não seja arrogante
Outro momento em que o candidato deve ter bastante atenção é na hora de se comunicar com o entrevistador para não passar a imagem de uma pessoa arrogante. A pessoa arrogante fala de si o tempo todo, enquanto a pessoa confiante fala do outro durante a maior parte do tempo. A pessoa arrogante não se comunica. Já a pessoa confiante cria vínculos por meio do olhar.

Quem é arrogante não se importa com o outro, fala sem prestar atenção na pergunta, na expressão facial e na postura corporal do outro. A pessoa confiante sabe se impor. É muito importante que o profissional entenda quais são essas diferenças para ter um bom desempenho na hora da entrevista. 

Acredite em si e dedique-se às oportunidades da vida.

Fonte: uol.com.br

Cotações e Índices

Moedas - 21/02/2020 16:08:41
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 4,392
  • 4,393
  • Paralelo
  • 4,330
  • 4,600
  • Turismo
  • 4,220
  • 4,570
  • Euro
  • 4,741
  • 4,744
  • Iene
  • 0,039
  • 0,039
  • Franco
  • 4,469
  • 4,472
  • Libra
  • 5,669
  • 5,673
  • Ouro
  • 228,110
  •  
Mensal - 03/12/2019
  • Índices
  • Set
  • Out
  • Inpc/Ibge
  • -0,05
  • 0,04
  • Ipc/Fipe
  • -
  • 0,16
  • Ipc/Fgv
  • -
  • -0,09
  • Igp-m/Fgv
  • -0,01
  • 0,68
  • Igp-di/Fgv
  • 0,50
  • 0,55
  • Selic
  • 0,46
  • 0,48
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,59
  • 0,59
  • TR
  • -
  • -

Saiba mais ...

Agendas Tributárias

  • 23/Fevereiro/2020
  • ICMS/SCANC | Refinaria de Petróleo e suas bases, nas operações com combustível derivado de petróleo, nos casos de repasse (imposto retido por outros combustíveis).

Saiba mais ...

Rua Evaristo da Veiga, 35 Sala 1406
Centro - Rio de Janeiro - RJ  |  CEP: 20031 925

(21) 25323258 - (21) 25323911 - (21) 22203550

Desenvolvido pela TBrWeb
(XHTML / CSS)